História da Rua do Sabão no RJ

A Rua do Sabão não existe mais. Ela foi destruída no começo da década de 40 para dar lugar à Avenida Presidente Vargas, via importante que liga o Centro à Zona Norte do Rio de Janeiro. Antes disso, ela era o ponto de encontro da literatura brasileira. Lá, românticos e realistas, parnasianos e simbolistas, frequentavam a Livraria do Martins, e de lá iam se acotovelar para comer a feijoada bem servida e barata do restaurante G. Lobo. Em 1924, Manuel Bandeira eternizou a ruinha dos escritores e boêmios em um poema. Em 2020, meu amigo Leo me convidou para homenageá-la usando seu nome para batizar nossa editora.

A Rua do Sabão original abrigou editoras, livreiros e escritores; foi um foco de disseminação da cultura literária vinda de fora no Brasil, e um local de partida de onde talentos nacionais saíram para o mundo. A homenagem soou apropriada porque com a Editora Rua do Sabão, nós queremos fazer o mesmo. Trazer títulos inéditos ou que estão meio esquecidos, para o Brasil, usando apenas traduções direto da língua original; e dar espaço para novas obras, criadas pelos autores brasileiros do amanhã.

Nós já temos nossos primeiros títulos no prelo. “O Sorriso do Leão”, uma aventura infanto-juvenil escrita por Leonardo Garzaro, já está na gráfica. Vai ser seguida por “A Casa Sem Janelas”, o clássico de fantasia infanto-juvenil escrito pela criança-prodígio Barbara Newhall Fowlett em 1927, e até hoje inédito no Brasil. Ainda esse ano, vamos ter “A Escória da Terra”, em que o intelectual húngaro Arthur Koestler narra sua prisão e fuga da França ocupada pelos nazistas, “Memórias do Calabouço”, o relato de Mauricio Rosencof e Ñato Huidobro sobre sua prisão pela ditadura uruguaia (e que inspirou o filme “Uma Noite de 12 Anos”), “Conclave: A Eleição do Papa Francisco”, livro-reportagem em forma de diário revelando o jogo político por trás da última eleição papal contado por Gerard O’Connel, o vaticanista mais próximo do Papa Francisco, e “I Will Find You” (ainda estamos brigando sobre o nome em português), em que o apresentador de Homicide Hunter do canal Investigação Discovery, Joe Kenda, conta sobre os casos mais terríveis e impressionantes que já encarou na vida… e que são pesados demais pra TV.

E esse é só começo. Tem mais, muito mais, incluindo o lançamento de Hiperbórea, o nosso selo dedicado exclusivamente à literatura escandinava, palco de uma das mais interessantes cenas de produção literária dos últimos anos. Claro, eu adoraria falar mais sobre isso… e sobre “No Coração na América”, e sobre a nova edição de “…And The Band Played On”, sobre o videocast, e sobre o livro que EU estou escrevendo… Mas não quero aborrecer ninguém com textão. Melhor ir aos pouquinhos e, para não perder NADA do que vamos lançar nos próximos meses, e nos próximos anos, deem like nessa página aqui da Editora Rua do Sabão no Facebook, sigam a gente no Twitter e no Instagram. Além de publicar livros legais, nós vamos também buscar novas formas de levar esses livros até os leitores, e vai rolar suporte para vendas e promoções muito legais pelas redes sociais!

Bem-vindos à Rua do Sabão. Espero que gostem do passeio!

(Felipe Damorim)